sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que é a identidade e alteridade?

O binómio identidade e alteridade que é a relação teórico-conceptual que guardam as noções eu e outro é das mais significativas dentro da cidadania actual, assim como o senso comum, o saber científico ou saber filosófico está sempre presente.
A presença reflecte uma relação eminentemente negativa que se consubstancia no preconceito por tudo aquilo que é diferente. é a partir desta diferença que se procura construir uma falsa identidade.
A construção da identidade, individual ou colectiva, tem a sua origem a partir da alteridade. No contexto privado, forjam-se identidades a partir da crítica a familiares ou amigos; no contexto profissional, a colegas de trabalho ou à entidade patronal; no contexto institucional, aos emigrantes e às minorias étnicas; e, no contexto macro-estrutural, às expressões culturais de outros países.
Deste modo o racismo, a xenofobia e toda a classe de preconceitos sócio-culturais nunca deixarão de existir. E o preconceito ao diferente, para além de ser reprovável ética e socialmente e de favorecer a discriminação social, acaba por fomentar todo o tipo de fundamentalismo político, militar e religioso.
Só quando desfeitas as barreiras do egocentrismo humano e se estreitarem laços de amizade e partilha entre indivíduos, colectividades ou países, poder-se-a construir um futuro mais humano e mais tolerante. Um mundo onde todos possam expressar livremente a sua identidade, de tal forma que os indivíduos e povos possam em conjunto construir as suas identidades a partir daquilo que os une em humanidade.
( By: João Arantes)

Sem comentários:

Enviar um comentário